Perante as notícias que andam na deriva dos dias, o país evidencia sinais mais ou menos palpáveis de recuperação. Tudo está, ainda na agenda dos telejornais, dos especialistas, da teoria, da intensão, do desejo, da manobra…
A ser verdade, a coisa não é de deitar foguetes. Para rebentamentos basta o tremendo som refletido nas paredes do buraco que nos escavaram.
Desceu-se tanto, empobreceram-nos tanto que, de forma “normal”, digamos, o caminho só deverá ser o da recuperação, mesmo que nenhuma saliva sare as profundas feridas que nos infligiram, no trambolhão épico dos últimos anos.
Aos que nos aqui trouxeram, brancos e pretos, esquerdos e direitos, gordos e magros, altos e baixos, sugere-se comedimento e respeito pelo cenário devastador que grassa por esse país fora, encarnado nas dificuldades e no desespero que se sente nos rostos fechados e cravados no chão.
A recuperação estar-se-á a dar a tremendas custas sociais, a um êxodo dramático de tanta gente num limbo de desilusão e para lá dele, que procura fora do seu país e das suas origens, o que lhes foi criminosamente sonegado.
Recuperar, senhores, é apenas ter respeito por quem foi OBRIGADO a pagar uma fatura que outros deixaram em mil e uma mesas de onde ser serviram de forma alarve.
destaques

Recent Posts

Luís Amante escreve sobre a poesia do tempo

É o terceiro livro de poesia do autor Ao terceiro livro, o autor reconhece que houve uma evolução nos poemas…

1 dia ago

Quando na Raiva se juntavam trinta e seis barcas serranas e duzentos carros de bois …

Desenho de Joana Santana Em 1954, no jornal “Notícias de Penacova”, o Padre Manuel Marques (que assinava Manuel do Freixo)…

3 dias ago

O Porto da Raiva na segunda metade do século XIX

PORTO DA RAIVA FOTO: SITE DO MUNICÌPIO DE PENACOVA São frequentes as referências ao Porto da Raiva, geralmente associadas ao…

1 semana ago

Vila Nova tem novo alojamento local

Miguel, Margarida e Luís, os donos da Charrua do Mondego Uma família de empreendedores da Riba de Baixo arregaçou as…

2 semanas ago

Apontamentos para a história da Pérgola no centenário da sua construção

No início do século XX, a Sociedade de Propaganda de Portugal inscreveu Penacova no conjunto das 17 localidades portuguesas dignas…

1 mês ago

Movimento mantém luta pelos cuidados continuados

Movimento acredita que o Revive não é solução Um dos rostos do movimento de cidadãos "Mais Saúde para o Hospital…

1 mês ago