Perante as notícias que andam na deriva dos dias, o país evidencia sinais mais ou menos palpáveis de recuperação. Tudo está, ainda na agenda dos telejornais, dos especialistas, da teoria, da intensão, do desejo, da manobra…
A ser verdade, a coisa não é de deitar foguetes. Para rebentamentos basta o tremendo som refletido nas paredes do buraco que nos escavaram.
Desceu-se tanto, empobreceram-nos tanto que, de forma “normal”, digamos, o caminho só deverá ser o da recuperação, mesmo que nenhuma saliva sare as profundas feridas que nos infligiram, no trambolhão épico dos últimos anos.
Aos que nos aqui trouxeram, brancos e pretos, esquerdos e direitos, gordos e magros, altos e baixos, sugere-se comedimento e respeito pelo cenário devastador que grassa por esse país fora, encarnado nas dificuldades e no desespero que se sente nos rostos fechados e cravados no chão.
A recuperação estar-se-á a dar a tremendas custas sociais, a um êxodo dramático de tanta gente num limbo de desilusão e para lá dele, que procura fora do seu país e das suas origens, o que lhes foi criminosamente sonegado.
Recuperar, senhores, é apenas ter respeito por quem foi OBRIGADO a pagar uma fatura que outros deixaram em mil e uma mesas de onde ser serviram de forma alarve.
destaques

Recent Posts

Casa Aurora quer trazer turistas para Friúmes

Carlos e Palmira Pinheiro A casa, à entrada de Friúmes, começou a ser reconstruida há cinco anos, pelo pai de…

7 dias ago

Obras no “Ténis” depois de duas décadas de abandono

A obra vai custar meio milhão de euros Quem é de Penacova facilmente se lembrará das grandes festas que se…

3 semanas ago

Parque de Louredo pisca o olho aos canoístas

Louredo Natura Parque No início do ano, a câmara de Poiares inaugurou o Louredo Natura Parque. O espaço tem tudo…

4 semanas ago

O MOMENTO DOS PROFESSORES

Em termos laborais, nada há de mais justo do que contar o tempo de serviço efetivamente prestado, seja qual for…

1 mês ago

Antero mestre relojoeiro há cinquenta anos

Antero Alves tem 74 anos Encontro o mestre relojoeiro na conhecida rua Conselheiro Barjona de Freitas, no coração de Penacova.…

1 mês ago

O FUTURO DO IP3

Hoje assisti ao anúncio público, das obras de requalificação do IP3. Porque sou testemunha de muitas tragédias, quero acreditar que…

2 meses ago