Perante as notícias que andam na deriva dos dias, o país evidencia sinais mais ou menos palpáveis de recuperação. Tudo está, ainda na agenda dos telejornais, dos especialistas, da teoria, da intensão, do desejo, da manobra…
A ser verdade, a coisa não é de deitar foguetes. Para rebentamentos basta o tremendo som refletido nas paredes do buraco que nos escavaram.
Desceu-se tanto, empobreceram-nos tanto que, de forma “normal”, digamos, o caminho só deverá ser o da recuperação, mesmo que nenhuma saliva sare as profundas feridas que nos infligiram, no trambolhão épico dos últimos anos.
Aos que nos aqui trouxeram, brancos e pretos, esquerdos e direitos, gordos e magros, altos e baixos, sugere-se comedimento e respeito pelo cenário devastador que grassa por esse país fora, encarnado nas dificuldades e no desespero que se sente nos rostos fechados e cravados no chão.
A recuperação estar-se-á a dar a tremendas custas sociais, a um êxodo dramático de tanta gente num limbo de desilusão e para lá dele, que procura fora do seu país e das suas origens, o que lhes foi criminosamente sonegado.
Recuperar, senhores, é apenas ter respeito por quem foi OBRIGADO a pagar uma fatura que outros deixaram em mil e uma mesas de onde ser serviram de forma alarve.
destaques

Recent Posts

Lorvão e Alcobaça no Registo da Memória do Mundo

Passados três anos após a inscrição no Registo da Memória do Mundo dos manuscritos “Apocalipse do Lorvão” e “Comentário ao…

1 dia ago

Viver no interior não é uma fatalidade

Como o Fundão pode ser inspirador para Penacova Penacova tem um atraso estrutural que muito dificilmente conseguirá recuperar. Continuamos a…

2 dias ago

TRAGÉDIA – VERÃO 2017

 Texto escrito em 17 de Outubro de 2017 Cinco vidas ceifadas, 4 Bombeiros que necessitaram de deslocação aos HUC, 29…

7 dias ago

Devolver o imposto ou investir?

PS e PSD trocaram acusações sobre devolução do IRS A câmara de Penacova não vai devolver IRS aos munícipes em…

2 semanas ago

Casa onde nasceu António José de Almeida vai dar lugar a Museu da República

A Câmara Municipal de Penacova assinou hoje um Protocolo de Colaboração com o Centro de Estudos Disciplinares Século XX (CEIS…

2 semanas ago

Lixeira a céu aberto na descida do Botão

Lixo acumula-se na descida do Botão (IP3) Os portugueses estão a produzir mais lixo e as campanhas de sensibilização e…

3 semanas ago