XV Festival da Lampreia: 24 a 26 de Fevereiro

“De 24 a 26 de Fevereiro, a Lampreia é rainha nos dez restaurantes aderentes ao seu XV Festival mas, até ao final de Março, viaja pelo país numa operação promocional que levará a Lampreia ao Porto Palácio Hotel, ao Museu do Vinho da Bairrada, ao Tivoli Lisboa Hotel e ao Casino da Figueira da Foz.” – noticia o site da Câmara Municipal

LAMPREIA À MODA DE PENACOVA

Altaneira, Penacova apresenta a rainha da sua gastronomia – lampreia à moda de Penacova. Receita inteiramente nacional, não veio importada, desde tempos de antanho aqui é confecionada. Comida no seu mosteiro, nas grandes casas senhoriais e oferecida ao médico e ao padre, por quem as fisgava, pois, a estes, estava vedada a degustação de tão nobre paladar! Está identificada em brasões, lendária, cantada e amada pelos penacovenses, que aguardam a sua época com ansiedade, pois este «fóssil vivo» traz a esta região milhares e milhares de forasteiros, não só no seu festival, mas também de Janeiro a fins de Março, dando vida à restauração, comércio e turismo também.

Texto também publicado no site da Câmara aquando do concurso nacional “7 Maravilhas da Gastronomia”
SOBRE A LAMPREIA À MESA

destaques

Recent Posts

Pista da Atalhada continua sem homologação

Pista da Atalhada foi inaugurada em 2014 Foi inaugurada pelo município em setembro de 2014 para servir de palco, sobretudo,…

3 dias ago

MEMORABILIA 19 – “Ó camarada cá vai uma pulha!”

O aparelho que amplificava o som das pulhas O lançar das pulhas era uma tradição antiga, do tempo dos nossos…

2 semanas ago

A Lenda dos Três Rios

Muitas das compilações existentes sobre lendas portuguesas a referem, atribuindo-a à tradição oral da zona de Pombeiro da Beira, mas…

2 semanas ago

DA FICÇÃO À REALIDADE

  Este é o complexo diagrama das estruturas coordenadas pela Agif, a nova a Entidade criada pelo governo para coordenar…

2 semanas ago

Portugal Green Travel instala-se em Penacova

Hugo Teixeira Francisco tem raízes em Penacova Um novo operador turístico especializado em produtos ligados ao turismo/natureza, destinos/aventura e produtos…

3 semanas ago

Memórias da Beira Serra: gravuras do boletim “A Acção Regional” 1931-1934

De 1931 a 1934 publicou-se em Lisboa um boletim trimestral que tinha como título “A Acção Regional”. Dirigido por José…

1 mês ago