Restaurante das piscinas fechou as portas

O interior do bar das Piscinas
O aviso na porta dizia que estava encerrado, para férias, até final de agosto. Certo é que, entrou o mês de setembro e o restaurante das piscinas municipais continua fechado. Do lado de fora, através das vidraças, é possível observar o balcão do bar sem qualquer objeto, máquina, ou produto e algumas cadeiras colocadas em cima das mesas, com as pernas ao ar.
O restaurante e bar das piscinas de Penacova encerrou e, pelos vistos, não irá reabrir tão depressa. O espaço, propriedade da câmara, reabriu em julho do ano passado, depois de profunda remodelação e de um período de inatividade de mais de dois anos. O restaurante, com uma sala com capacidade para setenta lugares, funcionou durante um ano e foi, durante esse período, um espaço que acrescentou qualidade à restauração penacovense. A cozinha, essencial, num restaurante que, logo desde o início, quis inovar pela diferença, foi dirigida por um jovem chef, natural do município, que conseguiu cativar o público com pratos, bem confecionados, que conseguiram refrescar a habitual oferta existente em Penacova. Márcio Lopes, de seu nome, acabou por deixar o restaurante em finais de maio, mas deixou a sua marca naquele espaço. Na meia dúzia de vezes que me sentei à mesa nunca saí defraudado, muito pelo contrário! Aliás, uma das datas mais importantes na minha família foi ali devidamente celebrada e o serviço foi profissional!  
No último mandato autárquico, de gestão socialista, os dois restaurantes de Penacova, propriedade do município, estiveram quase sempre encerrados, causando um impacto negativo na atividade turística.
O Panorâmico, referência durante muitos anos da gastronomia local, reconhecido pela crítica especializada e pelo público nacional, como um espaço de excelência, manteve-se, inexplicavelmente, encerrado desde finais de 2013 e ainda não está a funcionar. As obras de reabilitação só avançaram em finais de 2016 e foram concluídas recentemente. A abertura deverá acontecer no prazo de um mês.
A Livraria do Mondego tentou ouvir o ex-concessionário sobre o encerramento, inesperado, do restaurante das piscinas mas, tal não foi possível. Espero que, tão rápido quanto possível, a câmara encontre uma solução e reabra um espaço que, depois do investimento feito na reabilitação, merece estar de portas abertas.
destaques

Recent Posts

O MOMENTO DOS PROFESSORES

Em termos laborais, nada há de mais justo do que contar o tempo de serviço efetivamente prestado, seja qual for…

5 dias ago

Antero mestre relojoeiro há cinquenta anos

Antero Alves tem 74 anos Encontro o mestre relojoeiro na conhecida rua Conselheiro Barjona de Freitas, no coração de Penacova.…

6 dias ago

O FUTURO DO IP3

Hoje assisti ao anúncio público, das obras de requalificação do IP3. Porque sou testemunha de muitas tragédias, quero acreditar que…

2 semanas ago

Um cais para a Barca Serrana

O cais da Barca Serrana em 2012 / FOTO: Carlos Alvarinhas Miguel Esta semana almocei no simpático restaurante "O Cantinho"…

3 semanas ago

Utentes pedem melhores transportes públicos

Comissão de utentes quer melhores transportes A população da Aveleira, Roxo, São Mamede e Paradela de Lorvão, servida pela empresa…

4 semanas ago

REUNIÃO DE CÂMARA DE 15 DE JUNHO 2018

Foi com um sentimento redobrado de satisfação que ontem assistimos, na Reunião de Câmara, à apresentação do trabalho “Meu Querido…

1 mês ago