Há turistas em Laborins por causa do Vale das Maias

O Vale das Maias fica em Laborins
A casa é rústica e o ambiente familiar. A decoração dos cinco quartos junta velhos objetos, como a arca da família que viajou pela América, e pequenos pormenores que nos dizem que estamos numa casa de campo.
A unidade de turismo rural do Vale das Maias, em Laborins, está a funcionar há cerca de um ano. No dia em que a visitei tinham acabado de sair hóspedes espanhóis. Mas já lá ficaram franceses, holandeses, finlandeses e de outras nacionalidades. Hoje em dia, plataformas online como o Booking e o Airbnb facilitam a vinda de estrangeiros até estas paragens do interior. Nos comentários que deixam nestes sites de reservas, os turistas elogiam o sossego, a simpatia da gerência, a lareira, que sabe tão bem nos meses mais frios, os courts de ténis e o James, o simpático cão.
No pequeno texto de apresentação, disponível nessas plataformas, Hélder Gonçalves, o proprietário destaca a proximidade a Coimbra, ao rio Alva, ali a dois passos, que permite passeios de canoa, aventuras mais radicais e a prática de pesca desportiva e ainda os passeios de bicicleta, os dois campos de ténis e, não menos importante, o sossego do lugar.
A casa do Vale das Maias ainda conserva a herança de família. Numa sala com uma luz natural magnífica, onde é possível ler um livro ou simplesmente relaxar, Hélder mostra-me, com orgulho, algumas fotografias dos seus antepassados. São memórias de um passado longínquo que estão bem vincadas em algum mobiliário, na adega da casa ou mesmo numa velha grafonola que, noutros tempos, terá animado por ali alguns serões.
Além de tudo isto, o Vale das Maias ainda tem os campos de ténis. Dois courts em pó de tijolo, bem integrados na paisagem da quinta, onde já funciona uma escola que é dirigida por Pedro Gonçalves, filho do proprietário. O projeto, e muito bem, não deixou de fora a Associação Desportiva e Recreativa de Laborins, que é parceira desta escola que está aberta a todas as idades.
destaques

Recent Posts

Casa Soares uma mercearia que resiste ao tempo!

Um bom bacalhau é na "Casa Soares" É uma pequena mercearia que resiste ao tempo e à concorrência das grandes…

3 dias ago

Vítima do fogo em Lufreu desespera pela casa

Reconstrução está bastante atrasada A aldeia do Lufreu foi das mais castigadas pelos incêndios do ano passado. O fogo destruiu…

2 semanas ago

Canil/gatil ainda não saiu do papel

 Projeto do futuro canil/gatil            FONTE: CMP A primeira edição do Orçamento Participativo de Penacova aconteceu…

3 semanas ago

Crédito Agrícola vê oportunidade e vai para o Terreiro

Crédito Agrícola vai ocupar local nobre de Penacova Nos anos mais recentes, BPI, BIC e agora o BCP encerraram balcões…

1 mês ago

Penacova na pintura de Eugénio Moreira

"Ferreirinha " retrato a óleo 73 x 93 Museu Nacional Soares dos Reis De acordo com Abel Salazar, Eugénio Moreira…

1 mês ago