Cerveja “Beira Alva” nasce em Friúmes

A “Beira Alva” está disponível em duas variedades
A história começa bem lá atrás, há algumas dezenas de anos, quando José Pereira, avô de Adelino Santos, fazia cerveja artesanal em Carregal de Friúmes – “eu deveria ter talvez uns dez anitos. Lembro-me que ele utilizava um pano de linho para filtrar e apurar e colocava a cerveja numa pipa.” Os anos passaram, mas esta recordação permaneceu na memória e há alguns meses, impulsionado pelos filhos Ricardo e Pedro, Adelino Santos criou a “Beira Alva”.
Junto à casa, em Friúmes, construiu instalações para se dedicar a esta arte – “depois de deixar a restauração comecei a ter tempo disponível e com um empurrão dos filhos entusiasmei-me. Andei pelo país fora a visitar alguns locais onde se faz cerveja artesanal e decidi avançar. Adquiri as máquinas necessárias, licenciei a atividade e já estou em plena laboração.”
Nos últimos meses, palavras como fermentação e brassagem, ou seja, a preparação das misturas para fabricar a cerveja, lúpulo e malte, passaram a fazer parte do quotidiano de Adelino Santos – “o lúpulo é uma planta que ainda existe aqui perto, no rio Alva. Fui colher algum na zona do açude da Lapa. A água, essencial, para obter uma boa cerveja, também é abundante em Penacova e com qualidade.” Depois de alguns testes e experiências com alguns cereais e aromas, eis que nasceu a “Beira Alva” – “numa cerveja artesanal o período de fermentação, dentro da garrafa, conta bastante e acho que encontrámos uma composição, com ingredientes naturais, que agrada bastante a quem já experimentou”, explica Adelino Santos que produz duzentos litros em cada sessão de laboração.
A “Beira Alva” está disponível em duas variedades: “Mild Pilsner” e “Belgian Ale” e já pode ser encontrada em alguns cafés e restaurantes de Penacova, Coimbra e região.
   
destaques

Recent Posts

Grupo de teatro recupera cenários de 1952

Cenário de 1952 restaurado São telas de grandes dimensões que chegaram aos nossos dias em razoável estado de conservação. Uma…

3 dias ago

Casa Soares uma mercearia que resiste ao tempo!

Um bom bacalhau é na "Casa Soares" É uma pequena mercearia que resiste ao tempo e à concorrência das grandes…

1 semana ago

Vítima do fogo em Lufreu desespera pela casa

Reconstrução está bastante atrasada A aldeia do Lufreu foi das mais castigadas pelos incêndios do ano passado. O fogo destruiu…

2 semanas ago

Canil/gatil ainda não saiu do papel

 Projeto do futuro canil/gatil            FONTE: CMP A primeira edição do Orçamento Participativo de Penacova aconteceu…

4 semanas ago

Crédito Agrícola vê oportunidade e vai para o Terreiro

Crédito Agrícola vai ocupar local nobre de Penacova Nos anos mais recentes, BPI, BIC e agora o BCP encerraram balcões…

1 mês ago