Cerveja “Beira Alva” nasce em Friúmes

A “Beira Alva” está disponível em duas variedades
A história começa bem lá atrás, há algumas dezenas de anos, quando José Pereira, avô de Adelino Santos, fazia cerveja artesanal em Carregal de Friúmes – “eu deveria ter talvez uns dez anitos. Lembro-me que ele utilizava um pano de linho para filtrar e apurar e colocava a cerveja numa pipa.” Os anos passaram, mas esta recordação permaneceu na memória e há alguns meses, impulsionado pelos filhos Ricardo e Pedro, Adelino Santos criou a “Beira Alva”.
Junto à casa, em Friúmes, construiu instalações para se dedicar a esta arte – “depois de deixar a restauração comecei a ter tempo disponível e com um empurrão dos filhos entusiasmei-me. Andei pelo país fora a visitar alguns locais onde se faz cerveja artesanal e decidi avançar. Adquiri as máquinas necessárias, licenciei a atividade e já estou em plena laboração.”
Nos últimos meses, palavras como fermentação e brassagem, ou seja, a preparação das misturas para fabricar a cerveja, lúpulo e malte, passaram a fazer parte do quotidiano de Adelino Santos – “o lúpulo é uma planta que ainda existe aqui perto, no rio Alva. Fui colher algum na zona do açude da Lapa. A água, essencial, para obter uma boa cerveja, também é abundante em Penacova e com qualidade.” Depois de alguns testes e experiências com alguns cereais e aromas, eis que nasceu a “Beira Alva” – “numa cerveja artesanal o período de fermentação, dentro da garrafa, conta bastante e acho que encontrámos uma composição, com ingredientes naturais, que agrada bastante a quem já experimentou”, explica Adelino Santos que produz duzentos litros em cada sessão de laboração.
A “Beira Alva” está disponível em duas variedades: “Mild Pilsner” e “Belgian Ale” e já pode ser encontrada em alguns cafés e restaurantes de Penacova, Coimbra e região.
   
destaques

Recent Posts

Ex-presidentes de junta querem reversão das freguesias

Em 2013 São Paio foi agregada à freguesia de São Pedro de Alva O governo quer voltar a reorganizar o…

1 semana ago

Penacova e a Senhora do Mont’Alto

Gravura publicada no século passado  na imprensa local O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma…

2 semanas ago

MEMO 18 – Confraria da Lampreia criada há quinze anos

Os percursores da Confraria da Lampreia de Penacova Em agosto de 2003 nasceu, por escritura pública, a Confraria da Lampreia…

3 semanas ago

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Ao dar uma olhadela nos meus arquivos da semana passada encontrei esta capa de jornal. Cada um interpreta como quiser.…

3 semanas ago

História da Casa do Povo de S. Pedro de Alva é o tema de novo livro de Alfredo Fonseca

No dia 15 de Julho teve lugar a apresentação de mais um livro de Alfredo Santos Fonseca. É o oitavo…

4 semanas ago

História da Casa do Povo de S. Pedro de Alva é o tema de novo livro de Alfredo Fonseca

No dia 15 de Julho teve lugar a apresentação de mais um livro de Alfredo Santos Fonseca. É o oitavo…

4 semanas ago