Alguns elementos do grupo “Juntos Somos Mais Fortes”
Gostava de iniciar 2018, com um assunto ainda de 2017. Anualmente, nas mais diversas áreas, escolhem-se figuras, distinguem-se personalidades ou pessoas coletivas, pelos seus feitos, notoriedade, ou pela forma como conseguiram influenciar, ou servir de exemplo, à comunidade. Sem pestanejar, decidi escolher como figura do ano, o grupo de voluntários “Juntos Somos Mais Fortes”.
Tentei, sem sucesso, convencer um dos seus mentores, Rafa Figueiredo, a juntar o maior número possível de amigos, para uma conversa que serviria de base a este texto. Em vão! Ocorreu-me então aquela velha máxima – “a verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca.”
A nega que recebi faz sentido! Estes verdadeiros heróis, que trabalharam sem descanso para sarar as feridas dos que sofreram com os incêndios, preferiram continuar “despercebidos”. O que fizeram, e foi tanto, fala por si!
O grupo “Juntos Somos Mais Fortes” surgiu, em São Pedro de Alva, imediatamente a seguir aos fogos de 15 de outubro. “Somos um grupo de amigos do alto concelho que está disposto a arregaçar as mangas e recolher os bens necessários para ajudar as vítimas dos incêndios”, ainda pode ler-se na página que criaram no Facebook.
As redes sociais, por vezes tão criticadas, neste caso tiveram um papel fundamental. A corrente de solidariedade que se gerou encurtou distâncias e despertou vontades. O grupo teve milhares de adesões e partilhas e as ações solidárias surgiram de todo o lado, dentro e fora do país.
No terreno, com a ajuda das instituições locais ergueu-se uma estrutura de suporte, na Casa do Povo de São Pedro de Alva, para acolher os donativos que começaram a chegar após repetidos apelos nas redes sociais. Foram às aldeias, identificaram os mais carenciados, tentaram minimizar o seu sofrimento. Levaram palavras de esperança, mas também alimentos, roupas, mobiliário, materiais de construção, cabeças de gado, plantas, etc.
Na grande maioria formado por jovens, este grupo de voluntários fez a diferença! Muito obrigado por tudo o que fizeram pelos penacovenses afetados pelos incêndios!
Hugo Teixeira Francisco tem raízes em Penacova Um novo operador turístico especializado em produtos ligados ao turismo/natureza, destinos/aventura e produtos…