MEMORABILIA 16 – Centro de saúde abriu há vinte anos

Centro de Saúde Penacova foi inaugurado há vinte anos
O edifício foi construído em 1996. Seguiu-se um demorado concurso para aquisição de equipamento e, pelo meio, surgiram algumas infiltrações provocadas pelos invernos rigorosos. Daí que só dois anos mais tarde, nos primeiros meses de 1998, tenha começado a funcionar.
A nova estrutura, situada em Carrazedos, custou duzentos e oitenta mil contos, na moeda antiga, cerca de um milhão e quatrocentos mil euros e foi construída em terrenos cedidos pela câmara de Penacova.
No corte da fita, em maio desse ano, estiveram Maria de Belém Roseira, ministra da saúde, Vítor Batista, governador civil de Coimbra, Maurício Marques, presidente da autarquia, João Diogo, diretor do centro de saúde e Afonso Viseu, provedor da misericórdia.
Na ocasião, a ministra disse que era intenção do governo equipar a unidade com novas valências, como as análises clínicas e a radiologia. O presidente da câmara pediu a intervenção de Maria de Belém para que fosse encontrada uma solução para o velho hospital, nomeadamente a possibilidade de criar ali uma unidade de cuidados continuados. O diretor do centro de saúde sublinhou a necessidade de construir uma nova extensão na freguesia de Lorvão, uma das mais populosas do concelho.
ÁLVARO COIMBRA / JORNAL DE PENACOVA 1998
   
destaques

Recent Posts

MEMORABILIA 17 – Balões passaram por Penacova

Alberto Malva no balão de ar quente A primeira travessia de Portugal em balões de ar quente aconteceu em maio…

4 dias ago

Concurso pode avançar nos próximos meses

Imóvel integra lista do programa Revive O Programa Revive foi lançado pelo governo em 2016 com o objetivo de abrir…

2 semanas ago

Uma barbearia que está sempre na moda

Fernando Dias e Pedro A moda da barba, nos rostos masculinos, fez renascer as barbearias. Em Lisboa, nas cidades e…

3 semanas ago

Um mercado para revitalizar a zona histórica

Edifício dos correios em Penacova Volto ao tema da reabilitação urbana do centro histórico de Penacova para dar um exemplo,…

4 semanas ago

Uma oportunidade para transformar o centro histórico

Centro histórico de Penacova O chamado centro histórico de Penacova tem sofrido, nas décadas mais recentes, com a chamada crise…

1 mês ago

Kristien e Dirk os pioneiros do Mondego

Dirk e Kristien fundadores de "O Pioneiro do Mondego"  Dirk Van Vossole, de nacionalidade belga, foi professor de educação física.…

2 meses ago