MEMORABILIA 16 – Centro de saúde abriu há vinte anos

Centro de Saúde Penacova foi inaugurado há vinte anos
O edifício foi construído em 1996. Seguiu-se um demorado concurso para aquisição de equipamento e, pelo meio, surgiram algumas infiltrações provocadas pelos invernos rigorosos. Daí que só dois anos mais tarde, nos primeiros meses de 1998, tenha começado a funcionar.
A nova estrutura, situada em Carrazedos, custou duzentos e oitenta mil contos, na moeda antiga, cerca de um milhão e quatrocentos mil euros e foi construída em terrenos cedidos pela câmara de Penacova.
No corte da fita, em maio desse ano, estiveram Maria de Belém Roseira, ministra da saúde, Vítor Batista, governador civil de Coimbra, Maurício Marques, presidente da autarquia, João Diogo, diretor do centro de saúde e Afonso Viseu, provedor da misericórdia.
Na ocasião, a ministra disse que era intenção do governo equipar a unidade com novas valências, como as análises clínicas e a radiologia. O presidente da câmara pediu a intervenção de Maria de Belém para que fosse encontrada uma solução para o velho hospital, nomeadamente a possibilidade de criar ali uma unidade de cuidados continuados. O diretor do centro de saúde sublinhou a necessidade de construir uma nova extensão na freguesia de Lorvão, uma das mais populosas do concelho.
ÁLVARO COIMBRA / JORNAL DE PENACOVA 1998
   
destaques

Recent Posts

Pista da Atalhada continua sem homologação

Pista da Atalhada foi inaugurada em 2014 Foi inaugurada pelo município em setembro de 2014 para servir de palco, sobretudo,…

3 dias ago

MEMORABILIA 19 – “Ó camarada cá vai uma pulha!”

O aparelho que amplificava o som das pulhas O lançar das pulhas era uma tradição antiga, do tempo dos nossos…

2 semanas ago

A Lenda dos Três Rios

Muitas das compilações existentes sobre lendas portuguesas a referem, atribuindo-a à tradição oral da zona de Pombeiro da Beira, mas…

2 semanas ago

DA FICÇÃO À REALIDADE

  Este é o complexo diagrama das estruturas coordenadas pela Agif, a nova a Entidade criada pelo governo para coordenar…

2 semanas ago

Portugal Green Travel instala-se em Penacova

Hugo Teixeira Francisco tem raízes em Penacova Um novo operador turístico especializado em produtos ligados ao turismo/natureza, destinos/aventura e produtos…

3 semanas ago

Memórias da Beira Serra: gravuras do boletim “A Acção Regional” 1931-1934

De 1931 a 1934 publicou-se em Lisboa um boletim trimestral que tinha como título “A Acção Regional”. Dirigido por José…

1 mês ago