Escola da Cruz do Soito vai ser recuperada

                      Escola ardeu no incêndio de outubro                          D.R
Abandonada há vários anos, a escola chamou a atenção da associação de moradores – “antes do incêndio contactámos a câmara de Penacova para saber em que moldes poderíamos recuperar a escola, para a colocar ao serviço da comunidade. Nessa altura o edifício tinha problemas, sobretudo, no telhado. O incêndio acabou por destruir tudo mas o interesse na reabilitação manteve-se”, esclarece Luís Miguel Madeira, presidente da Associação de Moradores da Cruz do Soito.
A seguir ao fogo, que varreu grande parte do alto concelho, entrou em campo o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – “soubemos, através da câmara, que eles se disponibilizaram a ajudar e, neste momento, estão a elaborar o projeto de arquitetura”, adianta o dirigente que acompanhou a visita à escola de uma turma daquela instituição – “esperamos que nos apresentem duas ou três soluções para a reabilitação do edifício. Julgo que em breve haverá novidades”, disse Luís Miguel Madeira.
A associação de moradores, fundada em 2017, tem planos para a antiga escola – “o edifício tem a sua graça, tem uma boa localização e se não se fizesse nada acabaria por se degradar, acabaria por cair. Queremos que possa ser usufruído pela comunidade, nomeadamente, para atividades de cariz cultural, para convívios, aniversários, para festejar os santos populares, enfim, que possa ser útil à população.”
A propriedade da escola pertence à câmara de Penacova, com quem a associação pretende chegar a um entendimento – “julgo que com a ajuda de todos e, sobretudo, da autarquia será possível a sua recuperação”, concluiu Luís Miguel Madeira.
destaques

Recent Posts

O MOMENTO DOS PROFESSORES

Em termos laborais, nada há de mais justo do que contar o tempo de serviço efetivamente prestado, seja qual for…

5 dias ago

Antero mestre relojoeiro há cinquenta anos

Antero Alves tem 74 anos Encontro o mestre relojoeiro na conhecida rua Conselheiro Barjona de Freitas, no coração de Penacova.…

6 dias ago

O FUTURO DO IP3

Hoje assisti ao anúncio público, das obras de requalificação do IP3. Porque sou testemunha de muitas tragédias, quero acreditar que…

2 semanas ago

Um cais para a Barca Serrana

O cais da Barca Serrana em 2012 / FOTO: Carlos Alvarinhas Miguel Esta semana almocei no simpático restaurante "O Cantinho"…

3 semanas ago

Utentes pedem melhores transportes públicos

Comissão de utentes quer melhores transportes A população da Aveleira, Roxo, São Mamede e Paradela de Lorvão, servida pela empresa…

4 semanas ago

REUNIÃO DE CÂMARA DE 15 DE JUNHO 2018

Foi com um sentimento redobrado de satisfação que ontem assistimos, na Reunião de Câmara, à apresentação do trabalho “Meu Querido…

1 mês ago