Escola da Cruz do Soito vai ser recuperada

                      Escola ardeu no incêndio de outubro                          D.R
Abandonada há vários anos, a escola chamou a atenção da associação de moradores – “antes do incêndio contactámos a câmara de Penacova para saber em que moldes poderíamos recuperar a escola, para a colocar ao serviço da comunidade. Nessa altura o edifício tinha problemas, sobretudo, no telhado. O incêndio acabou por destruir tudo mas o interesse na reabilitação manteve-se”, esclarece Luís Miguel Madeira, presidente da Associação de Moradores da Cruz do Soito.
A seguir ao fogo, que varreu grande parte do alto concelho, entrou em campo o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – “soubemos, através da câmara, que eles se disponibilizaram a ajudar e, neste momento, estão a elaborar o projeto de arquitetura”, adianta o dirigente que acompanhou a visita à escola de uma turma daquela instituição – “esperamos que nos apresentem duas ou três soluções para a reabilitação do edifício. Julgo que em breve haverá novidades”, disse Luís Miguel Madeira.
A associação de moradores, fundada em 2017, tem planos para a antiga escola – “o edifício tem a sua graça, tem uma boa localização e se não se fizesse nada acabaria por se degradar, acabaria por cair. Queremos que possa ser usufruído pela comunidade, nomeadamente, para atividades de cariz cultural, para convívios, aniversários, para festejar os santos populares, enfim, que possa ser útil à população.”
A propriedade da escola pertence à câmara de Penacova, com quem a associação pretende chegar a um entendimento – “julgo que com a ajuda de todos e, sobretudo, da autarquia será possível a sua recuperação”, concluiu Luís Miguel Madeira.
destaques

Recent Posts

Pista da Atalhada continua sem homologação

Pista da Atalhada foi inaugurada em 2014 Foi inaugurada pelo município em setembro de 2014 para servir de palco, sobretudo,…

3 dias ago

MEMORABILIA 19 – “Ó camarada cá vai uma pulha!”

O aparelho que amplificava o som das pulhas O lançar das pulhas era uma tradição antiga, do tempo dos nossos…

2 semanas ago

A Lenda dos Três Rios

Muitas das compilações existentes sobre lendas portuguesas a referem, atribuindo-a à tradição oral da zona de Pombeiro da Beira, mas…

2 semanas ago

DA FICÇÃO À REALIDADE

  Este é o complexo diagrama das estruturas coordenadas pela Agif, a nova a Entidade criada pelo governo para coordenar…

2 semanas ago

Portugal Green Travel instala-se em Penacova

Hugo Teixeira Francisco tem raízes em Penacova Um novo operador turístico especializado em produtos ligados ao turismo/natureza, destinos/aventura e produtos…

3 semanas ago

Memórias da Beira Serra: gravuras do boletim “A Acção Regional” 1931-1934

De 1931 a 1934 publicou-se em Lisboa um boletim trimestral que tinha como título “A Acção Regional”. Dirigido por José…

1 mês ago