Escola da Cruz do Soito vai ser recuperada

                      Escola ardeu no incêndio de outubro                          D.R
Abandonada há vários anos, a escola chamou a atenção da associação de moradores – “antes do incêndio contactámos a câmara de Penacova para saber em que moldes poderíamos recuperar a escola, para a colocar ao serviço da comunidade. Nessa altura o edifício tinha problemas, sobretudo, no telhado. O incêndio acabou por destruir tudo mas o interesse na reabilitação manteve-se”, esclarece Luís Miguel Madeira, presidente da Associação de Moradores da Cruz do Soito.
A seguir ao fogo, que varreu grande parte do alto concelho, entrou em campo o ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – “soubemos, através da câmara, que eles se disponibilizaram a ajudar e, neste momento, estão a elaborar o projeto de arquitetura”, adianta o dirigente que acompanhou a visita à escola de uma turma daquela instituição – “esperamos que nos apresentem duas ou três soluções para a reabilitação do edifício. Julgo que em breve haverá novidades”, disse Luís Miguel Madeira.
A associação de moradores, fundada em 2017, tem planos para a antiga escola – “o edifício tem a sua graça, tem uma boa localização e se não se fizesse nada acabaria por se degradar, acabaria por cair. Queremos que possa ser usufruído pela comunidade, nomeadamente, para atividades de cariz cultural, para convívios, aniversários, para festejar os santos populares, enfim, que possa ser útil à população.”
A propriedade da escola pertence à câmara de Penacova, com quem a associação pretende chegar a um entendimento – “julgo que com a ajuda de todos e, sobretudo, da autarquia será possível a sua recuperação”, concluiu Luís Miguel Madeira.
destaques

Recent Posts

Ex-presidentes de junta querem reversão das freguesias

Em 2013 São Paio foi agregada à freguesia de São Pedro de Alva O governo quer voltar a reorganizar o…

1 semana ago

Penacova e a Senhora do Mont’Alto

Gravura publicada no século passado  na imprensa local O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é uma…

2 semanas ago

MEMO 18 – Confraria da Lampreia criada há quinze anos

Os percursores da Confraria da Lampreia de Penacova Em agosto de 2003 nasceu, por escritura pública, a Confraria da Lampreia…

3 semanas ago

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Ao dar uma olhadela nos meus arquivos da semana passada encontrei esta capa de jornal. Cada um interpreta como quiser.…

3 semanas ago

História da Casa do Povo de S. Pedro de Alva é o tema de novo livro de Alfredo Fonseca

No dia 15 de Julho teve lugar a apresentação de mais um livro de Alfredo Santos Fonseca. É o oitavo…

4 semanas ago

História da Casa do Povo de S. Pedro de Alva é o tema de novo livro de Alfredo Fonseca

No dia 15 de Julho teve lugar a apresentação de mais um livro de Alfredo Santos Fonseca. É o oitavo…

4 semanas ago