MEMORABILIA 17 – Balões passaram por Penacova

Alberto Malva no balão de ar quente
A primeira travessia de Portugal em balões de ar quente aconteceu em maio de 1997. Com o objetivo de promover a modalidade foi criado, no mesmo ano, o Clube Português de Balonismo que se aventurou numa viagem, por etapas, a ligar os extremos do país. O mau tempo (chuva, ventos fortes e nevoeiro) condicionou a viagem e naquela tarde, os muitos penacovenses que se acomodaram no Terreiro para ver chegar os balões, tiveram uma pequena desilusão. Os balões chegaram, sim, mas por terra – “nós podemos controlar todos os fatores, exceto as condições climatéricas”, disse ao JORNAL DE PENACOVA, Cristina Pereira, da organização.
Mas quem ficou no Terreiro acabou por ter direito a uma compensação! Já com o vento a soprar com menor intensidade, foi possível encher um enorme balão e faze-lo levantar vários metros, nos chamados voos cativos, isto é amarrados ao chão. Alberto Malva, uma das figuras mais conhecidas de Penacova, foi dos primeiros a experimentar. Na época, já com os setenta a avançar na idade, deixou o medo em terra e lá subiu para ver Penacova do ar! 
Para além de divulgar o balonismo, esta de travessia de Portugal em balão pretendeu também fazer alusão à Passarola Voadora, um engenho inventado pelo padre jesuíta Bartolomeu de Gusmão que, em 1709, no Terreiro do Paço, em Lisboa, realizou a primeira ascensão de que há registo, num balão de ar quente.
Álvaro Coimbra 
JP MAIO 1997
destaques

Recent Posts

Utentes pedem melhores transportes públicos

Comissão de utentes quer melhores transportes A população da Aveleira, Roxo, São Mamede e Paradela de Lorvão, servida pela empresa…

3 dias ago

REUNIÃO DE CÂMARA DE 15 DE JUNHO 2018

Foi com um sentimento redobrado de satisfação que ontem assistimos, na Reunião de Câmara, à apresentação do trabalho “Meu Querido…

6 dias ago

Outra vez água turva na freguesia de Friúmes!

Arquivo JP 1996 O facto de não ter o mesmo peso político (número de votos) de freguesias como Lorvão, Penacova,…

2 semanas ago

Concurso pode avançar nos próximos meses

Imóvel integra lista do programa Revive O Programa Revive foi lançado pelo governo em 2016 com o objetivo de abrir…

1 mês ago

Uma barbearia que está sempre na moda

Fernando Dias e Pedro A moda da barba, nos rostos masculinos, fez renascer as barbearias. Em Lisboa, nas cidades e…

2 meses ago

Um mercado para revitalizar a zona histórica

Edifício dos correios em Penacova Volto ao tema da reabilitação urbana do centro histórico de Penacova para dar um exemplo,…

2 meses ago